quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A importância das certificações para o profissional de TI


Não tenho muitos anos de experiência em tecnologia, mas já ouvi falar horrores sobre o assunto. Coisas como: “a certificação é mais importante que uma graduação!” ou “é fácil obter uma certificação, basta pegar uns simulados e pronto” e outros comentários neste estilo.
Não sou a melhor pessoa para indicar qual dessas afirmações está correta ou não. O fato é que cada vez mais observo que a importância das certificações é bastante relativa. Conheço profissionais que não tem graduação, mas que possuem certificações e ganham mais que um graduado ou especialista, assim como conheço profissionais que realizaram exames de certificação e passaram apenas estudando através de questões de simulados sem ter tido a prática na tecnologia.
Nosso grande referencial quanto a importância das certificações deve ser o mercado, mais precisamente as empresas de T.I. Comprovamos isso quando observamos que atualmente as vagas de emprego buscam profissionais pelas certificações e não mais por características ou habilidades técnicas. Em alguns casos não é nem citado no anúncio da vaga as demais habilidades do profissional, somente as certificações necessárias.
É importante que os profissionais tenham em mente que os exames de certificação não têm esse título por acaso. Para os fabricantes este documento formaliza para o mercado que o profissional está apto (certificado) a lidar com um determinado produto ou metodologia. Desta maneira o fabricante CERTIFICA que o profissional têm um nível de conhecimento bom e que pode trabalhar com determinada tecnologia.
Em algumas empresas as certificações também servem para definir o nível salarial do profissional. Possivelmente se sua empresa está criando ou já tem um plano de cargos e carreiras, as certificações serão utilizadas para diferenciar o nível em que o profissional será alocado. Outra prática que julgo salutar é a das empresas que arcam com todos os custos dos exames de certificação dos profissionais. Isso cria um ambiente de constante desenvolvimento a partir do momento que podemos dar oportunidade para um profissional que não tem condições financeiras de pagar um exame de certificação. Em contra partida as empresas podem se utilizar das certificações dos seus profissionais quando participam de alguma concorrência no mercado. As certificações engrandecem o perfil das empresas de T.I.
Realmente acredito que as certificações diferenciam um profissional no mercado, mas seu perfil deve ser complementado com cursos de graduação, especializações e cursos para desenvolvimento de habilidades pessoais.
Não somos máquinas e precisamos ter um bom coeficiente emocional também! Por isso não esqueçam de desenvolver as habilidades pessoais. Para os que não sabem como funciona bem essa questão de certificações, teremos outro post falando como funciona o processo de certificação dos principais fabricantes.
Fonte:ProfissionaisTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário