Introdução
O teste de software é geralmente organizado em níveis de teste, onde cada nível de teste possui metas específicas. O TMap Next distingue e estabelece os seguintes níveis de teste:
- Testes de Desenvolvimento;- Testes de Sistemas;- Testes de Aceite.
Os níveis de teste devem ser coordenados mutuamente e isso é feito quando criamos o Plano de Testes Mestre(ouMTP - Master Test Plan) e gerenciamos o processo total de testes.
Com relação ao MTP e os níveis de teste, é importante organizar um processo para planejamento, preparação, execução e gerenciamento das atividades.
Estes processos podem ser aplicados em um projeto de testes ou testes dentro de um departamento, por exemplo, em um teste de manutenção de uma nova release.
Veremos agora com mais profundidade as atividades de cada um dos seguintes processos mostrados abaixo:
- Plano de Testes Mestre(MTP - Master Test Plan), gerenciando o processo total de testes;- Testes de Sistema e Aceite;- Testes de Desenvolvimento;- Processos de Suporte.
Por serem muito parecidos os processos de Sistema e Aceite, foi definido pelo TMap Next que eles teriam os mesmos processos. Ainda sim, eles podem ser realizados separadamente com seu próprio cronograma, orçamento, ambiente de teste, etc.
Para cada uma das atividades que serão aqui listadas dentro de cada processo, alguns atributos são essenciais para direcionar as tarefas de teste:
- Meta;- Método de operação;- Produtos;- Técnicas;- Ferramentas.
Não será o objetivo aqui detalhar cada um destes itens acima em cada um dos processos. Para isso, o livro TMap® Next for result-driven testing deverá ser consultado. Por outro lado, iremos ver cada uma das metas para todas as atividades de todos os processos do TMap Next.
Processo Plano de Testes Mestre(MTP - Master Test Plan), gerenciando o processo total de testes
O processo Plano de Testes Mestre(MTP - Master Test Plan), gerenciando o processo total de testes é dividido em duas fases: 1. Planejamento do Processo Total de Testes e 2. Controle do Processo Total de Testes.
1. Fase de Planejamento do Processo Total de Testes
O autor do MTP, geralmente o Gerente de Testes, formula as atribuições levando em conta os quatro aspectos doBDTM: resultados, riscos, custo e tempo em consulta com o cliente.
Meta do Planejamento do Processo Total de Testes
Alinhar os níveis de teste, minimizar os gaps na cobertura de teste, distribuição dos recursos de teste, detectar os defeitos mais importantes antecipadamente, testar o mais cedo possível no caminho crítico de projeto, atingir uniformidade no processo de testes, acordos com stakeholders, informar ao cliente a abordagem, planejamento, esforço estimado, atividades e entregáveis(deliverables) do processo total de testes.
Na teoria, todos os níveis de teste e tipos de Avaliações(Evaluations) são elegíveis para estar no MTP, mas na prática geralmente os níveis de teste para sistema e aceite estão alinhados no MTP.
Atividades e suas Metas
- Estabelecer as atribuições - O processo de teste começa com a formulação das atribuições para que as metas, tarefas, responsabilidades e autorizações do teste sejam claras para todos os stakeholders.
- Entender as atribuições - Obter visão na organização(do projeto), objetivo e elaboração do processo de desenvolvimento de sistemas, o sistema ou pacote que será testado e as condições de forma que outros passos do planejamento possam ser controlados mais adequadamente.
- Analisar os riscos do produto - Os stakeholders e o Gerente de Testes atingem uma visão comum sobre as partes que possuem mais ou menos risco bem como as características do sistema.
- Determinar a estratégia de testes - Baseado na análise de risco do produto, decidir qual característica/parte do objeto deve ser testada com mais profundidade e em qual nível de teste.
- Estimar o esforço - Estimar o esforço necessário para o processo total de testes baseado na estratégia para que o cliente aprove e requisite ajustes.
- Determinar o planejamento - Criar o planejamento mais confiável possível para todos os níveis de teste que estejam dentro do escopo para que o cliente fazer ajustes. O princípio do planejamento é encontrar os defeitos mais importantes dentro da estratégia estabelecida e esforço estimado.
- Definir os produtos de teste - Definir os produtos de teste para serem entregues no nível mestre e através das várias atividades de teste.
- Definir a organização - Definir os papéis, tarefas, autorizações e responsabilidades aplicando para o processo total de testes através dos níveis de teste.
- Definir a infra-estrutura - Determinar a infra-estrutura necessária para o processo de teste nos estágios iniciais, em particular as partes que devem ser configuradas para múltiplos níveis de teste ou compras que necessitem longos períodos de tempo.
- Organizar o gerenciamento - Estabelecer o modo o qual o gerenciamento do processo de teste, infra-estrutura, produtos de teste e defeitos é organizado. Isto pode ser atingido por definir padrões centrais para o gerenciamento certos aspectos centrais de gerenciamento.
- Determinar os riscos do projeto de testes e contramedidas - Explicitamente especificar os riscos para o processo total de testes, melhorando o entendimento dos riscos do processo de testes para o cliente estakeholders e habilitá-los a levar em conta o gerenciamento do processo total.
- Feedback e consolidação do plano - Por um lado, gravar os resultados de todas as atividades executadas até o momento. Por outro lado, obter aprovação do cliente para a abordagem selecionada.
2. Fase de Controle do Processo Total de Testes
O objetivo desta atividade é controlar o processo de teste, infra-estrutura e produtos de teste em um nível global para fornecer uma visão contínua para o progresso e a qualidade do processo total de teste e a qualidade do objeto de teste. O Gerente de Testes deve controlar e reportar o processo total de testes.
Meta do Controle do Processo Total de Testes
Prover ao cliente com uma visão adequada e controle sobre as seguintes opções: o progresso do processo de teste, a qualidade e os riscos do objeto de teste e a qualidade do processo de testes.
Atividades e suas Metas
- Gerenciamento - Gerenciar o processo de teste, infra-estrutura e produtos de teste para prover uma visão contínua no progresso e qualidade do processo total de testes e a qualidade do progresso de testes
- Monitoração - Baseado nos dados internos e informações externas, monitorar o processo de testes
- Reporte - Criar relatórios para prover uma visão na qualidade do objeto de teste e progresso, e qualidade nos níveis de teste separados e no processo total de testes. Estes relatórios garantem que o cliente e outrosstakeholders possam gerenciar eficientemente baseado no progresso do processo de teste
- Ajuste - Ajustar o processo total de testes(se necessário em consulta com o cliente)
Acordos Genéricos de Teste(Generic Test Agreements)
GTA's são, na verdade, um tipo de SLA(Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) entre o cliente e o fornecedor.
Para cada projeto ou release, o Gerente de Teste suplementa a GTA com informações como o que será testado, time emilestones, etc.
Ainda, a GTA pode ser usada para projetos iterativos, onde cada iteração o Gerente de Teste cria o MTP ou até mesmo planos de teste separadamente.
Uma vez que a GTA não contém planejamentos, a mesma não representa formalmente um plano. GTA's ainda são conhecidas como GMTA(Generic Master Test Agreement), MTV(Master Test Vision) e GMTP(Generic Master Test Plan ouGenerict Master Test Protocol).
Um exemplo de um documento do tipo GTA pode ser obtido no site ofical do TMap Next.
Referências e Links:
- Livros utilizados para a base deste artigo e materiais de apoio1. TMap Next, for result-driven testing
2. Software Testing: A guide to the TMap Approach3. End-to-end testing with TMap Next- Links
Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/2013- Site TMap Next: http://eng.tmap.net/Home/- TMap Next Downloads: http://eng.tmap.net/Home/TMap/Downloads/index.jsp- Glossário TMap Next: http://eng.tmap.net/Home/TMap/Glossary.jsp
Autor: Fábio Martinho Campos
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