Aerodinâmica dos comandos
Uma coisa fundamental para um bom começo é não tentar começar
pilotando logo de vez, é necessário se preparar antes. Uma das coisas mais
comuns é tentar logo pilotar e isso pode fazer você perder seu aeromodelo e
perder sua vontade pelo aeromodelismo. Tendo isso em mente, vamos ao tópico.
Antes de começar é importante saber o que cada comando dado
irá provocar no aeromodelo. Não precisamos entrar aqui no mérito da fisica ou
da aerodinamica, mas é importante saber qual são as reações de cada comando.
Comandos básicos num avião
Os comandos mais básicos de um aeromodelo são, o controle de
velocidade, ailerons, profundor e leme. Vou abordar cada um deles aqui.
Controle de Velocidade
Aqui no Brasil, onde optamos pelo Mode 2, é o primeiro stick
do controle (lado esquerdo) na movimentação vertical (para quem quiser saber
mais veja o artigo sobre rádios). Ele é responsável pela velocidade do
aeromodelo, é isso que vai dar a sustentação ao modelo. Existe para cada modelo
uma velocidade mínima para continuar com a sustentação, ou seja para continuar
voando. Esse stick em questão é o único que fica parado aonde você deixou, ao
invés de voltar ao meio, permitindo que você deixe a velocidade constante até
que você queira mudar.
Ailerons
Os ailerons são os comandos que ficam na asa principal,
ficam normalmente posicionados na ponta das asas, mas podem ocupar ela toda ou
só o meio. Eles devem ser contrários, ou seja, quando o comando da asa esquerda
sobe, o da direita desce. Isso vai provocar a rotação do avião em seu próprio
eixo conforme figura abaixo.
Funcionamento do aileron
Esse movimento é
utilizado para estabilizar o aeromodelo horizontalmente, ou para fazer
curvas e manobras. Abaixo outra ilustração para observar os comandos como serão
realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.
O aileron para cima provoca a passagem do ar em direção
diferente fazendo com que a pressão em cima seja maior, fazendo com que essa
parte vá para baixo. Ou seja, quando o aileron da asa esquerda estiver para
cima, o da direita estará para baixo e o aeromodelo irá rodar para esquerda.
Os ailerons neutros são a única posição em que nos dois
lados permanecem iguais (pelo menos devem permanecer, senão não irá funcionar
corretamente). Isso faz com que o aeromodelo continue estável se estiver
horizontal irá permanecer assim, se estiver inclinado da mesma forma ficará
inclinado (a não ser que haja outras forças mudando-o, por exemplo o vento).
Os ailerons para baixo, fazem o contrário dos para cima, ou
seja, caso o aileron da esquerda estiver para baixo ele irá rodar para a
direita (ou seja, a asa esquerda irá subir, fazendo a direita descer).
Profundor
O profundor é o comando que fica normalmente na cauda, mas
em alguns casos está na parte frontal do aeromodelo, nesses casos é comum
chama-lo de canard. O movimento desse comando provoca a inclinação da cauda
para cima ou para baixo.
Esse movimento é
utilizado para estabilizar o aeromodelo verticalmente, ou para faze-lo
subir e descer e fazer algumas manobras. Abaixo outra ilustração para observar
os comandos como serão realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.
Quando o comando do profundor fica para cima como na figura
ao lado, ele promove a cauda para baixo fazendo o bico ir para cima, ou seja é
o comando de fazer o aeromodelo subir. Esse comando é atribuído a movimentação
vertical do stick direito do controle. O movimento para baixo do stick faz o
profundor ir para cima.
Nessa posição o aeromodelo continua em sua trajetória em
linha reta, esse movimento é provocado deixando o stick direito em seu
movimento vertical na posição neutra (central).
Quando o comando do profundor fica para baixo como na figura
ao lado, ele promove a cauda para cima fazendo o bico ir para baixo, ou seja é
o comando de fazer o aeromodelo descer. Esse comando é atribuído a movimentação
vertical do stick direito do controle. O movimento para cima do stick faz o
profundor ir para baixo.
Leme
O leme tem o mesmo funcionamento que o famoso leme conhecido
na navegação, ele promove a movimentação lateral da cauda do aeromodelo,
fazendo com que a cauda do aeromodelo vá para os lados fazendo o modelo mudar
sua direção.
Esse movimento é utilizado para mudar a direção do
aeromodelo, alguns os utilizam para realizar curvas, porém a maioria utiliza o
mesmo para manobras como torque roll, voo de faca e para o pouso e taxiamento.
Quando o leme está virado para direita faz com que a cauda
do aeromodelo vá para esquerda e o bico vai para direita, ou seja, o aeromodelo
vai para direita.
Quando o leme está neutro, faz com que o aeromodelo fique em
uma posição estável sem mudar sua direção.
Quando o leme está virado para esquerda faz com que a cauda
do aeromodelo vá para a direita e o bico vai para esquerda, ou seja, o
aeromodelo vai para esquerda.
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